Processos de Produção

Torrefação

A torrefação, quando bem feita, é uma arte. O sabor e aroma apreciados num café bem tirado estão intimamente ligados com a qualidade deste processo. Durante a torrefação, o calor desencadeia uma série de reações químicas. Os amidos transformam-se em açúcar, surgem algumas espécies de ácidos, enquanto que outros são eliminados. A estrutura celular básica do grão acaba por se desintegrar, fazendo com que este exploda como as pipocas. As proteínas são desmembradas, transformando-se em peptídeos, após o que estes emergem através da superfície do grão sob a forma de óleos.

Os óleos aromáticos encontram-se efetivamente no centro da torrefação. Como são solúveis em água, transportam os sabores e o aroma presentes numa boa xícara de café.

As torrefações das marcas produzidas pelo Café Rancheiro são feitas a partir das características de cada matéria prima, sempre extraindo o melhor de cada grão pra você escolher entre café suave ou forte, leve ou encorpado! (veja nossas marcas).


Moagem

A moagem ideal é feita imediatamente antes do consumo e com moinhos que aquecem o mínimo possível o pó do café, como isso nem sempre é possível procure moagens não muito finas, que apesar de não terem o mesmo rendimento, preservam mais o aroma e sabor do café.

Os moinhos do café Rancheiro são moinhos de rolo que aquecem menos e preservam mais o aroma do seu cafezinho. Além da linha de cafés moídos na hora, onde você pode escolher entre diferentes moagens e levar pra casa um produto recém moído, mais saboroso e aromático!


Empacotamento

O grande vilão do café torrado e moído é o oxigênio. O gás que respiramos é responsável pela oxidação que leva todo aroma e sabor do nosso cafezinho, por isso as embalagens são de grande importância no processo de levar o melhor café ate a sua casa. Se você prefere o tradicional “almofada”, aquele pacote molinho que parece um travesseiro, tenha sempre o cuidado de olhar a data de fabricação e não de validade, procure os pacotes mais recentes e terá sempre um café mais fresco.

O mesmo se aplica com a linha de moído na hora e lembre-se que depois de moído devemos guardar o pó em local fechado, livre de odores fortes e de preferência dentro da geladeira. Já os pacotes à vácuo ou com válvula aromática o oxigênio já é quase todo extraído prolongando sua vida útil por mais de 1 ano antes de ser aberto!


Laudos do Café

Laudo I
Laudo II
Café Rancheiro
Embalado á Vácuo


Sabor e aroma preservados por
mais tempo.

Mais detalhes
Café Rancheiro
Especial para Espresso


Mistura especial para café espresso.

Mais detalhes
Café Rancheiro
Espresso em Sachê


Mistura especial para espresso em sachê.

Mais detalhes
Café Rancheiro
Cappuccino (pote)


Pote com mistura em pó para cappuccino.


Mais detalhes


adriano oliveira / design / desenvolvimento sites / web designer / anapolis / goiania